sábado, 7 de novembro de 2009

Papel do Criminólogo



O  criminólogo é um cientista, tem a visão aguçada, os sentidos apurados e o espírito aberto. Ele investiga a realidade metódicamente, objectivamente, mantendo-se o mais próximo e o mais longe possível, na fina linha que separa a subjectividade do mundo, da objectividade do método!

A criminologia é uma área dotada de uma enorme riqueza e vastidão, tem objectos de estudo variados, como o crime, o criminoso, o delinquente, a vítima, « o mundo da droga», a (in)segurança, os sistemas de controlo social ( e.g. sistema de justiça).  Integra saberes provenientes de áres diversas, desde a psicologia, à sociologia, à biologia, à física, à medicina. Isto porque, o Criminólogo não só produz saber próprio, como também usufrui dos conhecimentos e métodos que se produzem constantemente nas diversas áreas do conhecimento, adaptando-as ao seu objecto de estudo. Esta dialéctica integrativa permite chegar a um maior rigor, um maior perfeccionismo, permite melhorar a cada passo o método usado a fim de chegarmos a soluções pragmáticas cada vez mais utéis à sociedade.

Em primeiro lugar, dever-se-á compreender que o Indivíduo é um ser Biopsicossocial, um Ser que cresce no mundo através  de um processo contínuo de Socialização em que a Construção daquilo que é resulta da interacção mútua e complexa entre o Meio Social, a sua Personalidade e a sua matriz Biológica. Portanto cada parte deve ser estudada em separado nas suas especificidades múltiplas mas tendo em vista a integração neste modelo Biopsicossocial.

O cientista não pode estudar o mundo de uma vez, tem de estudar recortes dessa realidade, sabendo aquilo que já se estudou e aquilo que falta ainda descobrir e desvendar!

No curso de Criminologia tudo isto é abordado, existem cadeiras mais voltadas para a Sociologia , outras mais voltadas para a psicologia e outras para a biologia dando a conhecer os teóricos que nessa área contribuiram para o conhecimento no fenómeno criminológico. Temos a cadeira de Vitimologia, Questões de Segurança, Sistemas de Controlo, ainda outras ligadas ao Direito Penal, às questões de polícia, entre outras.. Objectos de estudo tão interessantes onde muita investigação falta ser feita.

Podemos desenvolver estudos criminológicos contribuindo de modo pertinente para a produção de artigos científicos, intervir juntos dos sistemas penitenciários, do sistema prisional, dos centos de toxicodependência e reinserção social, entre outros. Podemos usar o método experimental, aplicando experiências a amostras, desenvolvendo estudos do tipo avaliativo a fim de testar estratégias de intervenção, descobrir modos de comportamento e reacção... Podemos usar os métodos quantitativos e aplicar questionários, recolher dados de amostras e tratá-los estatisticamente ou mesmo recorrer aos métodos qualitativos ( algo sobre o qual me vou debruçar mais cuidadosamente num próximo post) e integrarmo-nos directamente no terreno, no meio, conviver com o objecto de estudo, aceder à sua subjectividade, ao seu «mundo» tal como ele se apresenta, uma das questões aqui, seria a observação participante em bairros sociais problemáticos, por exemplo!

Todo este texto apresenta tudo e nada, parece um texto farto a transbordar de ideias e informações mas simultaneamente com muitas ideias em suspenso, mas Calma, tudo isto será desenvolvido com calma, cautela e máximo rigor neste blogue, a fim de Sabermos todos o que é neste momento A CRIMINOLOGIA e o quanto ela pode ser útil!

Este blogue transbordará de informações, esclarecimentos e sensações pois como criminólogas será importante contarmos um pouco as experiências do dia-a-dia na Escola de Criminologia, dando a Conhecer ao Mundo, Um Novo Mundo, o da Criminologia!

2 comentários:

  1. Bom começo, Claudia =)
    Foi bom esclareceres o que estudamos em Criminologia, assim como eventuais saídas profissionais, algo que inquieta ainda muita gente!
    Sublinho tudo o que disseste.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do vosso ponto de vista y somente tenho a agradecer-vos por que si tinha duvidas quanto a esta profissão,agora teño a certesa de que é este o curso dos meus sonhos y tudo farei para vir a fazer parte do elenco da criminología en este mundo que tanto presisa de combater y ofertar muitas contribucões a area criminal.

    ResponderEliminar