quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rumo da Criminologia


Segundo o pensamento de Karl Popper, a ciência é o melhor exemplo de uma actividade racional e o melhor meio para se abordar a racionalidade. Por duas razões: porque a ciência é necessariamente racional e porque reclama uma atitude de permanente critica. O mesmo é dizer que por mais sólido, definitivo ou certo que o nosso conhecimento nos pareça, a atitude deve ser a dúvida, a incerteza e uma procura constante de encontrar uma explicação mais adequada para a realidade.

Em "A lógica da pesquisa cientifica", Popper reflecte sobre o critério de demarcação de uma ciência e do pensamento indutivo. Assumindo-se contra este último, afirma que o único modo de uma ciência ser empírica é submeter-se à prova. Isto é, ser falsificável. Senão vejamos. Se partirmos de um conjunto de observações e quisermos verificá-las, não estaremos nós à procura de algo que assumimos que existe? Não estaremos à procura do esperável? Com efeito, urge uma forma diferente de atribuir cientificidade a uma teoria, ou, então, de substituir um conjunto de meras observações por uma teoria no verdadeiro sentido da palavra. Mas será esta teoria por si só definitiva? Não, já que a Ciência é movida pela critica, pelo progresso, pela abertura a novos desenvolvimentos. Daí que o autor tenha desenvolvido o método dedutivo de prova (que corporaliza a falsificabilidade) e que consiste em colocar em relevo os erros contidos na teoria, corrigi-los e refazer essa teoria.

Assim, Karl Popper contribui para implementar uma vontade de saber mais e de não nos conformarmos com o adquirido que apenas nos permite viver na escuridão.
É esta a lógica de descoberta cientifica, e é este o rumo que a Criminologia deve seguir.

4 comentários:

  1. Blog interessante.

    Irei ficar atenta x)

    Gostei do recurso a Karl Popper. É complexo mas indicado no que toca a falar do "método científico".

    ***

    ResponderEliminar
  2. Eu licenciei-me este ano em sociologia na Universidade do Minho.

    Fiz investigação na área da criminologia e estudos sociais da ciência e tecnologia. Estou agora como bolseira de investigação novamente e espero que abra um mestrado em criminologia com qualidade em Portugal para prosseguir estudos. Vamos lá ver se a FDUP se decide a abrir mestrado para o ano. x)

    Tu és aluna da FDUP? É bom saber que ainda há estudantes que gostam daquilo que estudam xD
    ***

    ResponderEliminar
  3. Eu estou em Ciências e tecnologia e pretendo ir para o ramo da Criminologia e achei bastante interessante este blogue que, a partir de agora, irei estar atento...

    Tenho uma dúvida acerca do curso de Criminologia, este também tem qualificações para Patologista?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. DanaOHara,

    se tudo correr bem, parece que vai haver Mestrado em Criminologia (segundo Bolonha) para o ano ;)

    ResponderEliminar